A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) realizou nesta quarta-feira (18/09), a cerimônia de abertura do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão. O evento está sendo realizado no Torres Eventos sede Kennedy, em Curitiba. A solenidade e todo o evento serão apresentados como um programa de rádio. Cerca de 350 pessoas, entre radiodifusores, empresários e autoridades puderam acompanhar a solenidade sintonizados na 25FM – emissora fictícia criada para o evento.
O presidente da Aerp, Alexandre Barros, fez um balanço dos 4 anos de gestão, ressaltou a programação do Congresso e falou sobre o futuro. “Nossos desafios são muitos. Grandes temas ainda dependem da nossa atenção. É urgente encerrarmos a questão das comunitárias com uma legislação justa e equilibrada que deixe claro que rádio comunitária não é negócio e sim prestação de serviço social sem fins lucrativos. Temos que aprovar e regulamentar a lei do chip FM que, ao ser sancionada, colocará nas ruas mais 200 milhões de receptores de rádio”, disse Barros.
Já o presidente do Sert/PR, Cezar Telles, falou sobre o desafio de garantir a viabilidade financeira do sindicato após as mudanças na legislação trabalhista. “Temos agora um grande desafio que é garantir a viabilidade financeira do nosso sindicato, reconhecido em todo o Brasil. Conto com a colaboração de todos para continuarmos trabalhando por todos os radiodifusores”, destacou.
O governador Ratinho Junior também falou da alegria em participar do evento e pediu mais união aos radiodifusores. “Cresci no rádio junto com meus irmãos, é uma paixão. O grande desafio do setor é se valorizar. É preciso começar a fazer um trabalho cultural, mostrando a importância do rádio para as agências”.
A surpresa, de transformar o evento em um programa de rádio, fez os participantes entenderem a imprevisibilidade e a concretude do meio. Características que, mesmo com as mudanças através das novas ferramentas de comunicação, permanecem. Para o vice-presidente da Aerp, Michel Micheleto o rádio sempre se reinventa. “A tecnologia vai mudando e nós vamos aperfeiçoando nosso trabalho, mas a essência da rádio é a mesma”.
Comenda aos Guardiões da Aerp
Durante a solenidade houve a entrega da comenda aos Guardiões da Aerp, que condecorou os seguintes conselheiros: Augustinho Seleski, João Lydio Bettega, Paulo Pimentel, Mário Petrelli, Valdir Pagnoncelli, Ilídio Coelho Sobrinho, Roberto Lang, Elias Augustinho, Luiz Carlos Martins, Carlos Massa “Ratinho”, Maria Luiza Cruz de Oliveira, Benedito Sydinor Pessoa, Edison Silva Lino, João Garcia, José Linhares, Alvaro Dias, Ricardo Spinosa e João Baptista Faria.
Durante o decorrer deste ano, o presidente da Aerp, Alexandre Barros, junto com sua diretoria entendeu que deveria desfrutar da experiência e vivência de profissionais de renome ligados ao mercado do rádio e da TV do Paraná. Assim foi criado o Conselho Permanente Guardiões da Aerp. Ele tem caráter consultivo e será convocado em momentos decisórios, sempre que a gestão necessitar de aconselhamento.
O presidente da Aerp, Alexandre Barros falou sobre a importância do Conselho Guardiões da Aerp. “Criamos o Aerp Jovem e precisamos da experiência de todos para orientar as novas gerações que irão assumir a entidade no futuro. Nos ajudem a fazer uma entidade cada vez mais forte e representativa. Muito obrigada por todo o trabalho realizado”.
Fonte: AERP