NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

07.03 - 16h20min

O Rádio na guerra

Estações de rádio de Kiev veiculam uma mesma programação informativa

O rádio tem se apresentado um meio importante para informar a população ucraniana a respeito da situação do país após a invasão do exército russo, iniciada no último dia 24. Segundo o analisado pelo tudoradio.com, a maioria das estações de rádio FM de Kiev (capital do país) estão executando uma mesma programação, independente do grupo de comunicação que controla os canais. Esse trabalho acontece, embora as estações enfrentem significativas dificuldades, como o ataque russo à estrutura de rádio e TV de Kiev ocorrido na última terça-feira (1º).

A informação da unificação das grades de rádios e TVs com uma programação especial sobre a guerra da Ucrânia foi originada no último dia 26. O portal ProRadio.org.ua, especializado no segmento, relatou que todas as estações de rádio atuariam em conjunto com as maiores emissoras de televisão do país. “Nossa força está na unidade! Todos os grupos de mídia na Ucrânia se unirão em uma maratona para fornecer continuamente apenas informações confiáveis e verificadas de fontes confiáveis. A única notícia. Juntos somos Fortes! Tudo será Ucrânia!”, destaca a redação do portal ucraniano.

Esse trabalho em conjunto pode ser conferido através do streaming das estações. Ao acessar qualquer emissora de Kiev, é possível notar que a programação é a mesma em praticamente todos os canais, inclusive de madrugada. Estações famosas e de grande audiência, como a NRJ (marca internacional originada na França que possui uma rede ucraniana originada da Europa Plus), estão seguindo essa união do setor.

Outro fato importante sobre a prestação de serviço aos ucranianos através do rádio ocorre através da transmissão em ondas médias para atingir áreas do interior onde a cobertura de rádios em FM é parcial. Segundo o portal ProRadio.org.ua o serviço está disponível nas frequências 549 KHz, 873 kHz e 1404 kHz.

Também vale o destaque sobre a manutenção dos serviços de streaming das emissoras de Kiev. Na checagem feita pelo tudoradio.com na última terça-feira (1º), data do ataque a torre de rádio e TV, todas as emissoras de FM estavam ativas na internet.

Segundo agências locais, as estações que tiveram suas transmissões interrompidas após o ataque russo já foram restabelecidas. E nesta quinta-feira (3) foi confirmada a morte do repórter cinegrafista Evgeny Sakun, da KievLives, fato ocorrido durante o ataque russo. A informação é da Organização Repórter Sem Fronteiras e trata-se da primeira morte de um profissional de imprensa na cobertura da guerra na Ucrânia.

 

Fonte: Tudoradio.com

Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software