NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

17.09 - 00h00min
  • TAGS:

Formas de Recebimento - Recebimento em Cheque

Como controlar os recebimentos em cheque, seus respectivos depósitos e suas compensações na conta bancária.
O uso de cheques como meio de recebimento e pagamento ainda é muito comum no momento atual, não só para pagamentos à vista, mas também para pagamentos parcelados e pré-datados. Controlar a movimentação, prazo para depósito e compensação na conta bancária de forma organizada é muito importante para a empresa, e esse trabalho se torna mais fácil com o uso de um bom software de controle financeiro como o Omega Financeiro.
 
Hoje vamos falar sobre recebimento em cheque e o passo a passo dos lançamentos que devem ser feitos no Omega Financeiro, desde o recebimento até a compensação.
 
 
 
Ao receber uma cobrança com cheque é necessário cadastrá-lo no sistema. Para isso, clique na aba movimento e no botão contas a receber. Selecione o cliente que efetuará o pagamento, e clique em receber ou pressione a tecla de atalho F2.
 
 
 
Abrirá tela Baixa de contas a receber. Selecione a opção cheque e clique no icone da lupa que se encontra do lado direito do campo número, para inciar o cadastro do cheque.
 
 
 
Ao abrir a tela de Cadastro de cheques, clique na opção Novo e preencha os dados referentes ao cheque. É importante que os campos Banco e Cedente sejam preenchidos, e para tal, clique no icone da lupa ao lado direito e selecione a opção correspondente para cada campo, clique em gravar. Feito esses passos, selecione o cheque que foi cadastrado e clique em confirmar, para anexá-lo à tela de baixa de contas a receber.
 
 
 
 
Ao anexar o cheque à baixa de contas a receber, você terá o numero do cheque, o nome do cedente, e o valor a ser recebido, nesse caso é só confirmar recebimento. O lançamento entrará no livro caixa como um recebimento em cheque. 
 
 
 
 
Quando o cheque estiver bom para deposito, o sistema gerará um lembrete, acesse então aba Cadastros e clique na opção Cadastro de cheque, clique no botão Lançamentos e na opção Depositar em conta.
 
 
 
 
Na tela de Movimentação de cheques, informe que o cheque foi depositado no campo histórico e clique em Gravar.
 
 
 
 
 
Abrirá a tela de Contas, selecione a conta na qual o cheque será depositado e clique em confirmar. Na tela Movimentação de cheques, o status mudará para depositado. 
 
 
 
 
Ao consultar o seu extrato bancário e verificar que o cheque foi compensado. Retorne à tela de Cadastro de cheques na aba Cadastros. Localize o cheque selecione-o e clique no botão Lançamentos e depois em Compensar o cheque.
 
 
 
Abrirá à tela de Movimentação de cheques. No campo histórico, informe que o cheque foi compensado e clique em gravar.
 
 
 
 
Na aba controle, opção Bancário, informe o período de depósitos dos cheques, selecione o lançamento e clique em Conciliar extrato para executar a conciliação bancária. 
 
 
 
Na tela Conciliar extrato, existem duas seções: Extrato e Bancário. Na seção Bancário marque a conta que deseja conciliar ao extrato, nesse momento o lançamento aparecerá em destaque na seção Extrato, selecione-o, e na seção Bancário clique no icone verde que se encontra à frente da conta selecionada para confirmar, e concluir a conciliação bancária.
 
 

Faça o download e teste grátis por 30 dias.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Estamos aqui à disposição.

 
 
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software