Em tempos de crise econômica, a dificuldade em se conseguir mais apoiadores apenas cresceu. Mas isso não precisa ser um problema. Confira quatro dicas para prospectar e fidelizar mais apoiadores culturais.
1ª – Expandir sua base de ouvintes usando redes sociais
O uso do facebook, instagram e twitter é essencial para manter um relacionamento próximo com os seus ouvintes. É através dessas redes que ele vai se manter atualizado sobre suas programações, promoções e especiais; também é onde ele deixará seu feedback sobre a qualidade da programação. Assim, é importantíssimo manter essas redes ativas e em constante conversação com os seus ouvintes; pois quanto mais a rádio conseguir atrair expectadores através do marketing digital, mais os apoiadores verão vantagens em anunciar na sua rádio.
2ª - Fidelização de ouvintes oferecendo conteúdo interessante
Após cativar os ouvintes com suas redes sociais, é o papel da sua programação fazer com que se fidelizem. É o que os anunciantes procuram ao decidirem veicular suas propagandas. Conhecer o seu público entregar o que ele quer ouvir é fundamental. Assim, uma boa estruturação de grade, sabendo atender ao público durante todos os horários, garante que os anunciantes vejam vantagens em comprar horários com a sua rádio.
3ª - Aproveitar datas comemorativas para prospectar clientes
Certas datas comemorativas podem atrair diferentes tipos de anunciantes, e aproveitar essa sazonalidade pode trazer um lucro considerável. A lógica é simples: o dia dos namorados está chegando? Quais produtos vendem mais no dia dos namorados? Seriam chocolates, flores, joias, perfumes ou roupas; assim, os clientes a serem prospectados nessa época seriam os comércios que vendem esse tipo de produto. Um outro exemplo seria o dia dos pais, quando são vendidos: roupas masculinas (sociais ou não), acessórios para cozinha (churrasco), bebidas. Cada data especial tem o seu nicho, e saber aproveitá-los pode fazer a diferença na meta do comercial.
4ª - Organizar a agenda do seu setor comercial
Uma equipe comercial bem organizada é um forte pilar para a rádio. A divisão de clientes por região, nicho, entre outros parâmetros, pode auxiliar imensamente essa equipe. A tarefa parece trabalhosa, mas não precisa ser: com um software gerencial, toda a questão organizacional pode ser automatizada, dando tempo para a sua equipe fazer o que faz de melhor: trazer e manter apoiadores culturais.
Lembrando que rádio comunitária não pode receber patrocínio comercial direto, apenas ‘‘apoio cultural’’.