NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

13.04 - 14h53min

5 dicas de como escrever para Locução

Aperfeiçoe seu texto e mande bem nos roteiros

Para que você possa aperfeiçoar seu texto e mandar bem nos roteiros, separei 5 dicas úteis na hora de escrever. Confira!

 
1ª) - Escreva como você fala
 
Na maioria dos casos, escrever para o ouvido é mais informal do que escrever para ser lido. Você pode imaginar que está falando com alguém enquanto está escrevendo. Assim, naturalmente irá usar palavras menores, um tom mais coloquial e frases curtas.
 
 
2ª) - Chegue ao ponto rapidamente
 
Quando você está escrevendo para o áudio, não tem muito tempo para levar até o ponto . Você tem que chegar lá rapidamente antes de perder o seu público. Concentre-se no que é mais importante, usando termos simples. Alguns profissionais dizem que isso é “simplicidade inteligente”.
 
 
3ª) - Fale a uma só pessoa
 
Se tratando de uma escrita publicitária, prefira termos no singular. Ex: “Vocês fazem parte desta história”: falada desta maneira no plural, dá a sensação de amplitude, algo generalizado, porém quanto mais intimista a mensagem for, mais resultado terá. “Você faz parte desta história”: o singular traz proximidade, um ar de intimidade.
 
 
4ª) - Calcule o tamanho do texto
 
Você não vai querer que o locutor pareça um narrador de corridas. A regra de ouro para o cálculo do tempo é que em 1 minuto o narrador vai ler cerca de 100 palavras. Se você quiser que o seu texto dure um minuto, considere 100 palavras ou menos. Pode-se também considerar 14 linhas de texto = 1 minuto de leitura, ou para facilitar ainda mais sua vida use a ferramenta disponível em meu site www.lubbenlocutor.com/cronometrodetextos
 
 
5ª) - Use o silêncio
 
O silêncio para o áudio é como espaço em branco. Os ouvintes precisam de tempo para processar o conteúdo verbal, imaginar o que está sendo dito. Você pode trabalhar breves pausas em seu script, indicando onde o locutor deve parar por um momento, pausas frequentes também darão tempo para adicionar outros elementos, como efeitos e vinhetas. O silêncio é seu amigo. Use-o com sabedoria.
 
 
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software