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05.07 - 08h44min

50 motivos para anunciar no Rádio

O consultor de Marketing, Cristiano Stuani, listou 50 motivos para anunciar no rádio em artigo para o portal Tudo Rádio
O consultor de Marketing, Cristiano Stuani, listou 50 motivos para anunciar no rádio em artigo para o portal Tudo Rádio. São 50 vantagens que o meio rádio apresenta perante os outros formatos de mídia e publicitários. Vale a pena conferir para você usar nas suas estratégias de marketing. Confira abaixo o artigo na íntegra.
 
A saturação da frase “será que o rádio vai morrer?” nos faz apontar por várias e várias vezes que isso não vai acontecer. Se alguma emissora fecha, além de algum outro motivo que realmente possa ser diferente de nosso conhecimento, é simplesmente por falta de uma gestão qualificada. Mas nessa coluna, não vou tratar sobre gestão, quero apenas cooperar para que o departamento comercial das rádios no Brasil, justifique para seus clientes, 50 motivos importantíssimos para anunciar no rádio.
 
Vou ser objetivo, pois vai passar de 50 linhas:
 
1 – O rádio está em todo lugar: dentro de casa, no celular, em alguns aparelhos de TV, no carro, no notebook, no desktop.
 
2 – Em menos 2 horas o seu comercial está no AR. Você tem urgência em vender algo ou apenas substituir? É rápido e simples. O Rádio consegue produzir pra você e programar em poucas horas.
 
3 – O custo de produção de um comercial para o rádio é baixíssimo ou até gratuita. A grande maioria das emissoras já inclui em seus valores a produção própria do seu spot. Desta forma fica a escolha, produzir rapidamente e localmente ou elaborar uma campanha com mais tempo, externamente.
 
4 – O Investimento para anunciar no rádio é baixo, o qual pode chegar até 14 vezes mais barato que uma inserção na TV ou publicação impressa.
 
5 – O retorno de um comercial feito no rádio é rápido. A sua campanha, seja ela bem elaborada, pode oferecer retorno imediato. O seu cliente final ouve, se interessa e já consome.
 
6 – Mesmo sendo um meio ágil, o rádio transmite qualidade. Quando uma emissora propaga uma notícia, toca uma música ou fala de sua empresa, é por que houve um critério e análise para essa divulgação.
 
7 – A soma da audiência do rádio é maior. Os ouvintes ficam pelo menos 5 horas sintonizado em emissoras de rádio, em diversos lugares e horários.
 
8 – O rádio se adapta rapidamente a novas necessidades. Caso o seu cliente precise de algo diferente para atingir o cliente final, o rádio se adapta de forma rápida e barata.
 
9 – O rádio sempre se mostra flexível a novos produtos e idéias, além de poder implantá-los e forma rápida.
 
10 – O comunicador, locutor exerce grande papel de influenciador na compra, pois no momento que abre o microfone, ele transmite aquela mensagem como se fosse um amigo indicando um produto.
 
11 – O rádio tem o conteúdo imediático, ou seja, ele consegue informar com credibilidade qualquer coisa com poucos segundos de diferença, sem mesmo ter o delay da transmissão de um sinal digital de TV. Claro que não podemos considerar neste ponto, o streaming.
 
12 – O rádio é o meio de comunicação que menos usa banco dados ao ser consumido pela internet. Tente comparar ao assistir um filme e ouvir uma música.
 
13 – A linguagem da publicidade no rádio é fácil, leve e simples.
 
14 – As mensagens surgem entre conteúdos sem choque da troca de linguagem. Que tal o seu anúncio fazer parte de uma notícia, transmissão de futebol ou talk show?
 
15 – O rádio permite parcerias promocionais. É simples. Você quer fazer um comercial e sortear prêmios dentro de um conteúdo do Rádio? É fácil e rápido.
 
16 – A publicidade no rádio pode motivar a compra naquele exato momento. Imagine um texto ao vivo ou até mesmo gravado às 22h30m para quem está no carro com fome. O locutor fala de um lanche delicioso do tal cliente. É mais fácil esse, direcionar o carro para o local, do que o telespectador que já está acomodado no sofá. Sim, existe o delivery, eu sei, mas será que esse anunciante tem entrega?
 
17 – O rádio é imbatível durante o horário comercial.
 
18 – O rádio é mais amigável entre os meios. Duvida? Você ouve durante a programação de rádios por todo Brasil falando de conteúdo de TV, de revistas e internet. Me responda, com qual frequência você percebe outros meios falando do rádio?
 
19 – O rádio é menos burocrático para área comercial. Em poucas horas tudo é acertado e programado.
 
20 – O rádio acompanha o ouvinte em momentos diferenciados.
 
21 – A população tem mais carinho pelo rádio, pois o rádio se torna um amigo a qualquer hora em qualquer lugar e, o melhor de tudo, gratuito.
 
22 – O rádio tem mobilidade, você não precisa ficar sentado na frente dele para entender ou se entreter com a mensagem.
 
23 – O rádio tem apresentando uma grande variedade na programação, proporcionando ao cliente a possibilidade de distribuir sua verba de forma mais assertiva em uma ou mais de uma emissora.
 
24 – O rádio tem grande influência na mídia, pois pelo menos 89% dos brasileiros de grandes regiões escutam rádio – Em torno de 52 milhões de ouvintes. É bastante gente, né?
 
25 – O rádio consegue oferecer variados formatos de anúncios dentro de um valor que se adéqüe ao orçamento do seu cliente.
 
26 – No rádio as programações mais segmentadas são gratuitas. No caso da TV, se você quiser um canal somente de filmes, tem que pagar.
 
27 – O rádio oferece, com uma linguagem mais simples e mais rápido, variadas opções ao público que busca informação e entretenimento.
 
28 – São raras as pessoas que não gostam de música e informação, ou seja, o rádio nunca vai morrer, apenas deve se adaptar a novas plataformas.
 
29 – O rádio serve como referência de conteúdos respeitados no mercado. Se tocou no rádio, o ouvinte respeita a sua marca, pois o meio tem credibilidade.
 
30 – O rádio é mais próximo do cliente final. O seu cliente ficou em dúvida do que ouviu? Ele liga na rádio e tira suas dúvidas em poucos minutos.
 
31 – Mesmo sendo REDE, o rádio é menos engessado, possibilitando ajustes que atendam a sua necessidade comercial local.
 
32 – O ouvinte consegue fazer mais de uma coisa ao ouvir o rádio. Ou seja, em qualquer atividade que ele esteja, ainda estará ouvindo a sua mensagem.
 
33 – O rádio pode oferecer soluções rápidas ao vivo, pois a necessidade de um anúncio promocional ou de cunho social, pode surgir a qualquer momento.
 
34 – O rádio comprova sua veiculação de forma mais rápida. Ficou em duvida se o seu comercial foi pro AR? Basta uma ligação e em poucos minutos a OPEC te dá a comprovação real, por e-mail.
 
35 – O rádio consegue ser multiplataforma de forma mais acessível, pois seu streaming é mais barato e de pouco consumo de dados.
 
36 – O rádio tem uma grande penetração social, pois fala com todas as comunidades a qualquer momento com uma linguagem simples e agradável.
 
37 – O rádio é ágil no processamento de uma informação. Caso tenha um incêndio ou informação de utilidade pública, basta abrir o microfone e falar.
 
38 – O rádio mexe com a imaginação os ouvintes, estimulando o desejo da compra de forma mais rápida.
 
39 – As pessoas estão deixando de ler jornal.
 
40 – As pessoas estão deixando de ver TV aberta.
 
41 – O rádio chega onde a TV, internet e impresso não chegam. Parece repetitivo, mas o rádio chega em campos rurais e longínquos que os outros meios ainda não alcançam.
 
42 – O rádio absorve rapidamente novas tecnologias, pois sempre são mais acessíveis e proporcionam bons resultados às emissoras e seus parceiros.
 
43 – O meio rádio sempre tende a facilitar as formas de pagamentos, pois tem uma proximidade maior com o cliente e entende suas necessidades.
 
44 – O executivo comercial de uma rádio consegue dar uma maior atenção e assessoria ao seu cliente, pois o mesmo tem o contato direto entre a realidade da audiência da emissora com o target que o anunciante quer buscar. Vou explicar melhor: ao visitar um cliente em uma loja de bairro, só por andar poucas quadras, o executivo consegue perceber se sua emissora é bem recebida por ali. No caso da TV ou internet, esse mesmo profissional teria que invadir a casa de algumas pessoas.
 
45 – O rádio facilita, mesmo não sendo o mais indicado, a entrada ou manutenção de um cliente em sua carteira. Que tal uma permuta que seja bom para ambos?
 
46 – O rádio consegue aproximar o cliente de um grande artista de um jeito bem mais barato. Que tal ser uma cota de patrocínio de um grande show?
 
47 – O rádio consegue fazer transmissões externas por custos até 20 vezes mais baixos que uma emissora de TV.
 
48 – O rádio permite a transmissão de qualquer lugar a qualquer momento, usando apenas um celular.
 
49 – O rádio permite que o seu principal artista, o locutor, esteja presente de corpo e alma, no PDV do cliente, por um custo muito baixo.
 
50 – E por ultimo: Sim, é possível falar com o dono, diretor ou gerente da rádio, pois o rádio é sempre muito próximo de todo mundo.
 
Bom, vou parar por aqui. Me coloco a disposição para discutir qualquer ponto que tenha deixado alguma dúvida ou possa ter parecido redundante ou repetitivo.

 
Fonte: Tudo Rádio
 
Autor: Cristiano Stuani
 
Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como assistente de marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina) e com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM).
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