NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

30.05 - 10h16min

5 vantagens para migrar para FM

Confira

Desde o final do ano passado, depois que o governo federal autorizou a migração de cerca de 240 rádios AM para FM, empresários e técnicos do setor têm corrido atrás dos procedimentos necessários para que suas rádios possam se modernizar.

Confira 5 vantagens para a migração para o FM!
 
 
1ª - Melhor qualidade de áudio
 
Como dissemos, a interferência das ondas eletromagnéticas na faixa AM é bem maior que na faixa FM. Isso explica os ruídos característicos de transmissões feitas em Amplitude Moderada. Com a migração AM para FM, o áudio ficará mais “limpo” e “claro”, o que melhora a qualidade do som para o ouvinte.
 
 
2ª - Aumento da audiência
 
Embora a emissora AM tenha uma amplitude maior de audiência, com ouvintes em um maior número de cidades, sua audiência tende a aumentar. Isso por dois motivos principais: o primeiro é a melhoria na qualidade do áudio. O segundo se dá pela possibilidade de transmissão também via web, o que possibilita que a rádio seja sintonizada em qualquer lugar do mundo.
 
 
3ª - Convergência digital
 
Com a evolução tecnológica, o rádio deixou de ser um mero aparelho que fazia companhia às donas de casa e se popularizou — não só ao atingir mais pessoas, mas também por ter sido incluído em outros meios.
 
A migração AM para FM proporciona, com isso, maior integração das emissoras de rádio em plataformas digitais, como os celulares e os tablets, algo que não acontece com o AM.
 
 
4ª - Aumento nas contratações
 
O governo federal estima que a migração AM para FM deve estimular as contratações de novos funcionários para o setor da radiodifusão em todo o país. Além da abertura de novas fronteiras, sobretudo com a convergência para as plataformas digitais, empresários já planejam manter uma programação durante 24 horas, o que não acontecia no AM.
 
 
5ª - Maior quantidade de canais no FM
 
Para acomodar o número de emissoras nessa transição do AM para o FM, serão criadas novas faixas. Algumas cidades grandes, por exemplo, não comportam novas emissoras de rádio no espectro e, portanto, a Frequência Modulada, que começa no 88,1FM deverá ser levado para o 76FM em alguns casos. Isso significa maior diversidade de estações no seu dial e com melhor qualidade de áudio.
 
 
Fonte: Teletronix
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software