Projetada para “dar voz” aos cerca de 80 mil idosos de Santos, no litoral do estado de São Paulo, a Rádio 60.0 é iniciativa da prefeitura, tocada por representantes da terceira idade. A programação do veículo transmite, via internet, músicas dos anos 60 a 2000: de Agostinho dos Santos a Clara Nunes e Wanderléa.
Para colocar o projeto em curso, é oferecido workshop de capacitação em técnicas de rádio aos idosos. O curso já atendeu quase 50 aprendizes em três meses de atividades. O treinamento tem duração de uma semana e os alunos podem, após a formação, integrar o grupo de voluntários que participam da produção, edição e locução da Rádio 60.0.
A grade de aulas é composta por quatro dias de aulas teóricas e um de aula prática. A capacitação é realizada de segunda a sexta das 10h às 12h. Ao término, os alunos podem gravar programa de uma hora de duração, que é veiculado pelo site da rádio ou por meio de aplicativo gratuito e disponível na App Store e Google Play.
As aulas ministradas incluem temas como cidadania, internet, redes sociais e aplicativos de celular, história do meio de comunicação e técnicas de locução. A iniciativa foi implementada pelas secretarias de Defesa da Cidadania e de Comunicação e Resultados, e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Fundação Victório Lanza.