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11.10 - 09h57min

7 passos para criar um bom comercial

Siga os passos
Nós sabemos que a maioria das pessoas sintonizam em uma rádio para ouvir boa música, informações e um bom locutor falando, porém, nesse post queremos falar sobre os anúncios de publicidade.
 
Os comerciais são extremamente importantes, pois é por meio deles que a emissora consegue receita para pagar suas despesas e obter lucros.
 
Para conseguir um fluxo constante de comerciais não basta apenas vender o espaço publicitário: é necessário criar excelentes spots que converterão em negócios para os clientes.
 
Mas como fazer isso? 
 

Queremos compartilhar sobre 7 passos que você pode dar para criar um bom comercial para o seu cliente.

1º passo: Entenda o público alvo

 
Você já parou para pensar qual é o objetivo dos comerciais para rádio? 
 
Um comercial tem por objetivo persuadir o público a comprar algum produto, serviço ou realizar alguma ação em específico.
 
Todavia, o ponto que temos de ter em mente antes de começar a trabalhar em um comercial é que ele deve persuadir o público a fazer algo. Isso é importante pois nem todas as pessoas pensam de maneira igual ou são convencidas pelos mesmos motivos. Portanto, você deve entender o público que será o alvo do comercial que você vai criar. Isso lhe dará uma base muito boa para começar a trabalhar no roteiro e na produção do comercial.
 

2º passo: Conheça o produto a ser divulgado

 
O segredo para criar comerciais para rádio que funcionam é saber como conectar o produto ou serviço divulgado com o público ideal.
 
No passo anterior, a gente entendeu a importância de conhecer bem o público para saber suas dores específicas e como usá-las a nosso favor.
 
Agora, é hora de conhecer profundamente o produto que você divulgará na sua rádio. Assim, você saberá como ele se adapta aos problemas específicos do público que você quer atingir.
 

3º passo: Seja criativo

 
É importante que você seja criativo e tente abordar o assunto do comercial de uma maneira diferente da usada normalmente pela mídia e cultura atual.
 
Além de se diferenciar de outros comerciais para rádios, essa abordagem inovadora ajuda a captar a atenção dos ouvintes. Quantas vezes você simplesmente não parou de prestar atenção ao rádio durante os intervalos comerciais?
 
Todos fazemos isso porque os comerciais tendem a ser iguais. Por isso, quando surge um que é diferente, nossa atenção é capturada e absorvemos melhor a mensagem que é transmitida.
 

4º passo: Escolha quem vai gravar o comercial

 
Comerciais para rádio têm menos ferramentas para transmitir uma mensagem do que publicidade audiovisual. Por isso, precisam explorar ao máximo cada camada de som usada no material. Isso inclui a voz da locução. Afinal, você deve optar por um locutor homem ou mulher para o comercial de determinada empresa? É melhor a voz de uma mulher jovem ou mais idosa? De um homem de voz fina ou grossa?
 
São muitas variáveis a se considerar e você deve usar dados e pesquisas, além de fazer muitos testes, para chegar ao resultado perfeito. Por exemplo, uma pesquisa da Harris Interactive mostrou que 48% do público considera a voz masculina mais energética que a feminina. Por outro lado, 46% acham que a voz feminina é mais relaxante.
 
Além da voz, a locução também é influenciada pela interpretação do profissional, que fica mais acentuada no rádio. Este também é um passo importante a considerar quando criar um comercial.
 

5º passo: Escolha se usará ou não uma vinheta

 
Uma vinheta é um som que funciona como uma “assinatura sonora” para uma empresa, marca ou peça de áudio. Um dos exemplos mais famosos é o “para pa pa pa” do McDonald’s ou o “plim plim” da Rede Globo de Televisão. 
 
A vinheta tem por objetivo contribuir para o sound branding da empresa, ajudando a vincular o comercial a marca que o veicula.
 
O uso da vinheta em comerciais para rádio é necessário quando a empresa que vende o produto em questão já tiver uma estratégia de sound branding completa. Se não tiver, não faz muito sentido criar uma apenas para um comercial.
 

6º passo: Acerte no chamado para ação

 
Como dissemos lá atrás, o objetivo de comerciais para rádios é persuadir o ouvinte a realizar alguma ação. Pode ser comprar um produto, contratar um serviço, assinar alguma coisa, comparecer a um evento… enfim, fazer algo.
 
Para isso, é necessário inserir um chamado para ação (CTA) no final do comercial. Essa inserção é um comando para que o ouvinte realize a ação desejada pelo material.
 
Se o comercial for para divulgar um novo restaurante na cidade, insira um “Venha nos conhecer na Rua das Flores, número X” ou “Visite-nos e saboreie nossos pratos na Rua das Flores, número X”. Sem o CTA no final do comercial, as chances do seu público realizar alguma ação são muito baixas e a publicidade perde sua utilidade.
 

7º passo: Se prepare para a gravação do comercial

 
Até o momento, quase todas as dicas foram dadas para a fase de conceitualização do comercial. Todavia, um dos momentos mais importantes é a gravação do conteúdo publicitário.
 
Para garantir que tudo saia da maneira correta no grande dia, é preciso se preparar com antecedência. E isso começa pela checagem de todos os equipamentos necessários para a gravação: microfone condensador, cabos funcionando corretamente, computador, mesa de som e fone de ouvido.
A seguir, dê uma última vistoria no texto do comercial para garantir que está tudo em ordem para não fazer retrabalho, e então GRAVE O COMERCIAL e insira ele na programação de sua rádio.
 

Conclusão:

 
Se você seguir esses passos, começará a entregar ótimos resultados para os anunciantes que investirem na sua rádio e, antes que possa notar, terá um fluxo constante de renda na sua emissora.
 

Veja como colocar esse NOVO COMERCIAL NO AR usando o sistema OMEGA PLAY.

 
 
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