Comunicação não é o que você fala, mas sim o que os outros entendem. E para sua comunicação dar mais resultados, a sua comunicação deve ser persuasiva.
Robert Cialdini, uma das maiores autoridades sobre o tema no mundo, professor emérito de Psicologia e Marketing da Universidade do Estado do Arizona (EUA) e autor do best-seller “As armas da persuasão”; defende que a persuasão é formada por seis princípios:
1. Reciprocidade.
As pessoas devolvem o tipo de tratamento que recebem de você. Fale no mesmo tom de voz, utilizando a mesma linguagem do outro.
2. Escassez.
As pessoas vão tentar aproveitar as oportunidades que você tem a oferecer-lhes que são raras ou estão diminuindo em disponibilidade. Comente que este momento é especial e único, o momento é ideal para tomar a atitude que você propõe.
3. Autoridade.
As pessoas serão mais persuadidas por você quando, para elas, você mostre conhecimento e credibilidade sobre o tema. Estude mais, domine o seu assunto.
4. Compromisso.
As pessoas vão sentir a necessidade de cumprir com o seu pedido, se ele for coerente com o que elas se comprometeram publicamente na sua presença. Mostre responsabilidade.
5. Simpatia.
As pessoas preferem dizer 'sim' ao seu pedido à medida em que elas te conhecem e gostam de você. Não há surpresa nisso. Abuse da alegria, da energia positiva e do sorriso.
6. Consenso.
As pessoas estarão propensas a dizer 'sim' ao seu pedido se você lhes der provas de que pessoas como elas dizem 'sim'. Dê exemplos, mostre resultados.